segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Tire suas dúvidas de como conservar os alimentos na geladeira



http://www.kitchenchatters.com


O bom armazenamento dos alimentos é fundamental para garantir a qualidade e as características nutricionais. Para isso é importante conhecer o funcionamento da sua geladeira. 

Temperatura da sua geladeira

Uma das dicas é regular a temperatura, alguns refrigeradores mais modernos  possuem um monitor que facilita a verificação e controle da temperatura. Para que a refrigeração seja eficiente  a temperatura deve variar dentro da geladeira de 0 a 7°C. E para o freezer  que é o compartilhamento mais frio esta temperatura deve ser igual ou inferior a -18°C  para que haja o congelamento. Se o seu refrigerador não tiver o indicador de temperatura, consulte no manual de instruções e observe os níveis (mínimo/médio/máximo) e qual a temperatura que correspondem cada um deles. E regule conforme a estação do ano mais quente ou mais frio.




http://www.thedailymeal.com
Posicionamento correto 


Outro fator importante é armazenar cada produto em compartilhamentos específicos de acordo com cada tipo de alimento. Pois mesmo dentro da geladeira há uma variação de temperatura. 

Nas prateleiras mais próximas do congelador são as partes mais geladas, portanto devem ser armazenados alimentos que necessitam de um maior refrigeramento como: iogurtes, leite, queijos, frios...

Logo abaixo armazene preparos já prontos, como comidas já prontas, cozidos..., sempre dentro de potes devidamente fechados. Neste mesmo local guarde os ovos e nunca na porta da geladeira, pois é um local que tem muita variação de temperatura e a movimentação constante ao abrir e fechar a porta pode fazer com que quebre a casca.

Reserve a última prateleira para armazenar as frutas em geral e deixe para lavá-las somente antes de consumir. Isso vale também para as hortaliças. Estes alimentos em contato com a água, a umidade aumenta e consequentemente aumenta a proliferação de micro-organismos, assim, estragando mais rápido.

Na gaveta que fica abaixo  é o local ideal para  guardar as verduras e legumes, não necessitam de muita refrigeração e se expostos a baixa temperatura podem queimar as folhas e estragar mais facilmente.

No compartilhamento interno da  porta, onde a refrigeração é menor pode ser armazenado os molhos como: Ketchup, mostarda, shoyo, vinagre, alguns tipos de bebidas. 

                                                                                                                            http://renegadehealth.com


No congelador a temperatura gira em torno aproximadamente 0°C a 4°C, neste compartilhamento armazene alimentos crus, e preparados que serão consumidos em curto prazo.

No freezer diferentemente do congelador a temperatura aproximada é de abaixo de -18°C, quanto menor a temperatura maior a garantia de manter as características nutricional do alimento e menor o risco de desenvolver fungos e bactérias. Sempre que congelar algum alimento armazene em embalagens próprias para congelamento e retire o máximo possível de ar. Uma dica importante é  armazenar pequenas quantidades e etiquetar a preparação com a data do congelamento e sua validade.  


 Algumas dicas importantes


Os enlatados depois de abertos devem ser retirados de sua embalagem e armazenados em potes de vidro com tampa.

Organize a sua geladeira para que os potes não fiquem muito grudados uns nos outros para que o ar frio circule livremente, isso ajuda na conservação.

Não congelar  novamente alimentos que já tenham sido descongelados.

Não coloque alimentos quentes na geladeira, isso faz com que altere a temperatura no seu interior. Consequentemente faz com que o motor se esforce mais gastando muito mais energia do que se estivesse em seu funcionamento normal.


Como higienizar a geladeira


Primeiramente planeje um dia antes de comprar e abastecer a sua geladeira. Acomode todos os alimentos de dentro da geladeira em uma caixa de isopor. Desligue-a da tomada e  limpe todo o interior e exterior da geladeira com uma esponja macia ou pano,  água e detergente ou sabão neutro. Remova todo o sabão e seque com um pano. Depois utilize uma solução de 2 litros de água morna e 1 colher (sopa) de bicarbonato. Depois seque com um pano limpo. Ligue a geladeira e acomode os alimentos. 


O tempo de conservação de cada alimento refrigerado varia muito, veja abaixo a tabela de alguns itens:



ALIMENTO


TEMPO

Aves

3 dias


Carnes vermelhas


3 dias

Creme de Leite


3 dias

Enlatados


2 dias

Feijão cozido


2 dias

Hortaliças


4-5 dias

Iogurte


5 dias

Leite fresco


2 dias

Leite de caixinha  (depois de aberto)


2 dias


Ovos


7 dias

Peixes e Crustáceos


1 dia

Queijo fresco ou Ricota


3 dias


Salsichas e embutidos


3 dias

Dados obtidos: Portaria SMS-G n° 2619 de 06.12.11



Fonte:

SENAC.DN. Higiene na Manipulação de Alimentos. São Paulo.














Nenhum comentário:

Postar um comentário